Coleta seletiva é tema de encerramento da Semana do Meio Ambiente

“Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”. Com esse tema, a professora Maria da Glória Gonçalves de Queiroz Machado encerrou a Semana do Meio Ambiente do ITEGO Governador Onofre Quinan, na última sexta-feira, 9. A palestra, ministrada no auditório da Instituição, reuniu alunos e professores dos cursos técnicos do turno matutino para abordar aspectos importantes que afetam a sociedade atualmente.

 

Segundo a professora, todos deviam buscar a sustentabilidade, com ações que supram as necessidades atuais dos seres humanos, sem prejudicar as gerações futuras. “Somos a sociedade do desperdício.  Diariamente centenas de milhares de toneladas de plástico, vidros, metais e aparelhos eletrônicos são jogados fora”, destacou. Maria da Glória salientou que muitos desses resíduos demora até 100 anos para se degradar no meio ambiente. A reciclagem de acordo com ela, seria a maneira mais viável de evitar que tudo vire lixo. “60% de tudo que você descarta pode virar adubo ou ser reciclado”.

 

Para a professora, se reduzir o consumo, reutilizar ou reciclar, o ser humano será capaz de minimizar o impacto do lixo no meio ambiente. E citou ações simples que podem contribuir para isso, como a utilização de lixeiras de coleta seletiva.

 

A Semana do Meio Ambiente no ITEGO Governador Onofre Quinan teve início na segunda, 5, com palestra, plantio de mudas e durante toda a semana os alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente conduziram os colegas de outros cursos à Trilha Cascavel, na reserva ambiental da Instituição, para aulas de campo, onde a preservação de espécies vegetais e animais foi a tônica das discussões.

 

(Dirceu Pinheiro)

 

Publicado em 14/06/2017

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - CEPA

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados