Aula prática mostra riscos de acidentes em laboratórios

Utilizar equipamentos e reagentes num laboratório de Química requer cuidados específicos por causa de perigos como queimaduras, por exemplo. Nessa linha de raciocínio, a professora Agnalda Avelina levou os alunos do curso de Práticas Laboratoriais (FIC) a entenderem como reagem produtos como o ácido sulfúrico e a base.

 

 

 

 

 

 

Os alunos utilizaram como experiência pedaços de frango. Os testes simularam queimaduras em tecido animal, utilizando ácidos e bases fortes diluídos, muito usados na rotina dos laboratórios. Em vidros abertos, os alunos derramaram, separadamente, ácido e base e verificaram que na coxa de frango, onde houve o contato com a solução ácida, a carne ficou com aspecto de cozida, esbranquiçada e com a primeira camada rígida e até nas mais profundas observou-se o cozimento. Na coxinha de frango, onde foi derramada a solução básica, a carne ficou mais escura, na cor vermelho vivo, com aspecto rígido e cheiro mais forte.

 

Segundo os relatos dos alunos Monyke, Luciano, Murilo, Ercília, Sirlania, Andreia, Auriane e Márcio, percebeu-se, com o experimento, que as probabilidades de acidentes são altas dentro de um laboratório, mesmo com as soluções sendo diluídas, daí a grande importância do conhecimento para a correta utilização dos instrumentos.

 

(Dirceu Pinheiro)

 

 

Publicado em 09/06/2017

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - CEPA

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados