Aula prática mostra como filtrar água para reuso

A água é o bem mais precioso da natureza e sua falta é um problema para toda a humanidade. Uma das possibilidades para driblar o desperdício do líquido é a reutilização. Para demonstrar como isso acontece, a professora Vanilda Luzia, através do componente curricular Tratamento e Controle de Efluente, levou, na última quinta-feira, 18, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do ITEGO Governador Onofre Quinan para uma aula prática, cuja missão era montar um filtro simples, sem reagentes químicos.

 

 

 

 

 

 

Na residência do aluno Pedro Henrique Alves Damasceno, na região norte de Anápolis, os estudantes utilizaram um tambor, areia, brita, carvão e manta para construírem o filtro. Utilizaram a água resultante da lavagem de roupas na máquina e demonstraram, em apenas uma filtragem, como essa atitude representa um ganho importante para o meio ambiente.

 

“Nessa aula, os alunos puderam ver na prática sobre a importância do reuso da água e a conscientização do uso racional e da necessidade do controle de perdas e desperdícios para a preservação dos recursos hídricos do Planeta”, salienta Vanilda. A professora explica que, com apenas uma filtragem, a água filtrada nesse processo já pode ser utilizada para limpeza da casa e para molhar plantas e jardins e, se passada outras vezes pelo processo, poderá servir para lavagem de louças.

 

(Dirceu Pinheiro, com fotos dos alunos e professora)

 

 

Publicado em 19/05/2017

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - CEPA

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados